Visão única

Projeto: Atendimento à População em superação de Rua em São Luís/MA
Autor(es): Jean Carlos Nunes Pereira (Defensor Público do Estado do Maranhão), Clarice Viana Binda (Defensora Pública do Estado do Maranhão) e Maria de Guadalupe Furtado Barros (Assistente Social da Defensoria Pública do Estado do Maranhão).
Público-alvo: Assistidos/usuários da SEMCAS, CAPS AD Estadual e outras Instituições de atendimento à população em situação de rua.
Descrição:

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.

Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.

Nesse sentido, devem ser desenvolvidas políticas que atuem na causa do problema, não somente em serviços de distribuição de alimentos e outros objetos, proporcionando dignidade para todos os habitantes. Com essa intencionalidade, surge o Projeto Da Rua para uma nova vida: alimentando sonhos, gerando oportunidades!

Nesse contexto, promover a formação, capacitação e empregabilidade na área da construção civil para pessoas em superação de vida, que viviam em situação de rua, e que se encontram em extrema vulnerabilidade social na cidade de São Luís/MA.


Status: Ativo
Arquivo:
Equipe: Núcleo de Direitos Humanos
Tags: